Qual o seu gênero literário favorito?


O mercado literário está cada vez mais amplo, e assim sendo, cada vez mais surgem novos autores, novos gêneros e novas classificações literárias. Teoricamente só existem três gêneros literários: o Narrativo ou Épico, o Lírico e o Dramático, e a partir deles temos vários sub-gêneros, que se classificam pela temática, faixa etária, estrutura, tempo e etc.

Com tantas classificações, nós muitas vezes ficamos um pouco perdidos não é mesmo? Até porque muitas vezes temos mais de um sub-gênero incluso no mesmo livro, por exemplo: romance e humor, infanto-juvenil e fantasia, ou um Sick-lit com ambientação New Adult e grande carga de drama. Então, para classificar um livro é necessário identificar o elemento que se destaca dos demais, sendo então a característica principal do mesmo. Selecionei os "sub-gêneros" literários mais comuns atualmente, (a maioria originada do gênero Narrativo), exemplificando com livros conhecidos que se enquadram no mesmo.

Romance
As produções literárias que aqui se enquadram trazem um enredo integral, com marcas temporais, cenários e personagens determinados com precisão. A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma harmonização de ações individualizadas. No romance, uma personagem pode surgir a meio da história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.



Romance Policial
É uma categoria literária estruturada em torno de um crime, das indagações, investigações, pesquisas e por fim a revelação do malfeitor. Nesse tipo de gênero literário, o foco remete para o processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador. A essência da narrativa policial é a busca pela identidade desconhecida.




Drama
Qualquer narrativa no âmbito literário em que haja conflito ou atrito. É todo texto ficcional de caráter "sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real. Na vida cotidiana um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor.




Terror

O gênero de terror ou horror na literatura tem a intenção ou capacidade de atemorizar ou assustar os seus leitores, através da inclusão de sentimentos de horror e terror. Em suas diversas manifestações, é natural a existência de uma assustadora atmosfera de estranheza. O terror pode ser tanto sobrenatural, como não sobrenatural. Comumente a central ameaça por trás de uma obra de ficção de terror pode ser interpretada como uma metáfora para os grandes medos da sociedade.



Poesia

É uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático.






Fantasia

A fantasia é considerada um gênero que faz uso da magia e de outros elementos sobrenaturais como peças importantes que permeiam uma obra. A fantasia distingue-se da ficção científica e do horror de três formas: temática individual do autor, atmosfera criada e aspecto geral. Na fantasia, o universo criado ou os personagens diferem da realidade. Na maioria dos trabalhos, a fuga da realidade é, geralmente, explicada por intervenções de divindades, magia, forças ocultas ou sobrenaturais.





Ficção Científica

A Ficção Científica costuma ser definida como um gênero literário que engloba histórias fictícias, mas que se propõem a fantasiar sobre algo possível, mesmo que não o seja no presente. Lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária.




Distopia

Distopia é o contrário de um mundo perfeito, ou seja, o contrário de uma utopia. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.




Young Adult ou YA (Jovem Adulto)

Literatura para pessoas de 14 a 21 anos. Separa-se de Literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. É um gênero bem abrangente. Também entra nessa definição o "Kidult" (abreviação de Kids + Adults), que se refere ao adulto com hábitos de jovens (adolescentes).



New Adult

Os livros deste gênero são direcionados particularmente à faixa etária que vai dos 18 aos 25 anos, estágio que sucede o da adolescência, embora eles contemplem também outros leitores. Conta com personagens em suma maioria também nessa faixa etária, iniciando sua vida adulta e aborda temas mais maduros como primeiro emprego, faculdade, amadurecimento pessoal, sexo, etc.





Eróticos (soft porn)

A literatura erótica é o gênero literário que utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar ou instruir o leitor sobre as práticas sexuais. Pode também ser chamada de literatura pornográfica, se as cenas sexuais são realmente muito explícitas. Em sua maior parte utiliza-se do gênero literário romance de uma forma mais madura e picante.




Chick-Lit

Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, vulgarmente chamada de “livro de mulherzinha”, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, o chick-lit geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick-lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos.




Sick-Lit
Críticos e classificadores de plantão já colaram uma etiqueta não muito lisonjeira nestas obras – sick-lit, que no idioma português pode ser traduzido como ‘literatura enferma’ ou ‘doentia’. São caracterizados por narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Aborda temas como bullying, depressão, suicídio, homicídio, doenças graves (como câncer), distúrbios alimentares, etc.





Eu não tenho apenas um gênero literário, tenho vários... Se o enredo me interessa eu leio! Ainda há muuutios gêneros e sub-gêneros que não foram listados aqui, listei apenas os mais conhecidos, mas já dá para ter uma boa base não é mesmo?

E vocês, após a nossa não tão breve explicação, sabem dizer qual o seu gênero literário favorito?



Fonte:  http://www.infoescola.com/generos-literarios/

8 comentários:

  1. Nossa maravilhoso...não sabia que existiam tantos gêneros literários atuais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muuuuuitos, e como já disse antes, o seu definitivamente é o Sick-Lit, vai gostar de sofrer né? hahaha

      Excluir
  2. O gênero New Adult, eu li o livro "Bela Redenção", mesmo autor de "Belo Desastre".. Maravilhoso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou louca pra ler essa série do "Belo Desastre", a maioria diz que são muuuito bons! São 5 livros né? Tenho que tomar vergonha e comprá-los rsrs

      Se você gostou de Bela Redenção tenho certeza que vai gostar da série Rosemary Beath, da Abbi Glines! (São esses Estranha Perfeição e Paixão Sem Limites, na foto). Até agora são 7 livros lançados, em janeiro lança o 8º, e são todos perfeitos *-*

      Excluir
  3. Amo Ficção Científica e fantasia. Romance não anda me atraindo, ultimamente. Bjs!
    Blog ^^: http://blogexpedicaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu e ficção Científica ainda não nos demos bem, mas vou dar mais uma chance ainda. Fantasia é tudo de bom né? Eu tenho uma leve/grande queda por romances, sou suspeita para falar haha

      Beijos!

      Excluir
  4. Geeeente esse livro "UM DIA" é maravilhoso, indico muito!
    Adorei seu blog e seu post.
    Estou seguindo aqui e convido você para seguir o meu e conhecer!
    Grande beijo!

    http://tudoalemdos18.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jeferson! Ai eu queria muito ler UM DIA, mas depois que recebi um baita spoiler do final em um grupo literário, perdi a vontade :/
      Mas amo livros de romance! <3

      Beijos!

      Excluir

Olá, obrigada pela visita!

Gostou da postagem? Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
É blogueiro? Deixe o link do seu blog para que possamos visitar :)


Equipe Entre Páginas

© Entre Páginas | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger