[Momento de Reflexão] Atrás da Porta - Ruth Rocha

 

Dias atrás pensando no que eu escreveria na minha primeira publicação do blog percorri por vários sites e autores, pesquisei sobre Ziraldo, Monteiro Lobato, Cecília Meireles, entre outros grandes e fantásticos autores. Mas não tinha encontrado o que realmente queria escrever, já tinha feito váriiiassss laudas, mas ainda não era aquilo.

Então, fui à minha antiga casa (antes de me casar), na casa da minha mãe, comecei a “futucar” minhas gavetas e armários, e...

- Encontreeeeiiiiii mãeee!!!! 
- O que fia, o que você achou de tão importante? 
- O livro certo, este livro aqui, é sobre ele que vou escrever no blog. Mãe a senhora se lembra desse livro? Era do Tonton e eu li todinho, eu amava!!!

O livro se chama "Atrás da Porta" de Ruth Rocha, foi a historinha mais feliz que já li, e hoje é o que precisamos para nossas crianças. Nele é contada a historia de uma biblioteca escondida atrás de uma porta misteriosa, na casa de Dona Carlotinha de Araújo Cintra, avó de Carlinhos; ela já se foi, mas era daquelas que leem, contam historias, inventam historias lindas e mirabolantes.

O menino Carlinhos todas as noites depois do descobrimento da porta escondida, ia lá ao seu lugarzinho secreto para ler, brincar, imaginar e sonhar com aventuras escondidas nas linhas e versos de tantos belos livros. Certo dia ele não conseguiu mais guardar segredo e contou para seu melhor amigo João e combinaram de ir juntos a biblioteca; acontece que João contou para sua Irmã Tuca e loucos para conhecer a misteriosa sala, foram lá com Carlinhos. No dia seguinte Tuca levou sua prima Julinha, “e a Julinha levou o Marcelo e o Marcelo trouxe o Cláudio, o Cláudio trouxe o Miguel e o Miguel..."

"Cada um trazia sua própria vela para poder ver os livros, ler a vontade e brincar com as mil coisas interessantes que todos os dias eles descobriam".

Logo a sala estava cheia de crianças lendo e se divertindo, descobrindo historias e mares de estrelas cintilantes. Os vizinhos começaram a desconfiar e achar que havia fantasmas rondando por todas as partes, as velas tremiam e era realmente muito estranho, “uma casa que estava sempre vazia agora iluminada”?

"- São fantasmas, sim senhor! Já vi cada sombra enorme lá dentro. Cruz Credo! 
E seu Benicio de Carvalho Pinto, que sofria de insônia e andava pela cidade a noite toda, confirmava: - Fantasmas! Dos bons! Eu é que não passo mais pela pracinha!"

Os pais do Carlinhos, dona Joana e seu Antônio ouviram falar dos fantasmas e como não acreditavam nestas coisas nem deram bola, até que certa noite dona Joana se levantou para tomar água e viu todas aquelas crianças subindo as escadas rumo ao quanto de Dona Carlotinha e as seguiu junto a seu Antônio.

Quando entraram, deram de cara com todas aquelas crianças penduradas nas estantes, deitadas nas poltronas e tapetes, pijamas de todas as cores, várias velas espalhadas.

Os pais de Carlinhos adoraram ver todas as crianças lendo e os perguntou porque não liam de dia; Carlinhos explicou, achando que não seria correto estarem ali. Seus pais gostaram tanto daquela surpresa que no dia seguinte Joana e Antônio foram na escola que dava de parede com o quarto de dona Carlotinha e reabriram a biblioteca para todas as crianças lerem e se divertirem.

Desta forma as crianças podiam andar pela biblioteca, ver todos os livros, todos os dias da semana podiam estar ali, às vezes à noite, e toda a cidade podia desfrutar daquela beleza. Aos poucos os livros foram aumentando e sendo trocados e mais e mais conhecimento estava ali na palma das mãos, nas prateleiras e estantes.

Hoje papais e mamães vamos mostrar bibliotecas para nossas crianças, para nossos jovens. Sair um pouquinho de frente da televisão e estar de coração aberto para um mundo que só quem se dispõe a conhecer poderá saber, a magia que é ler !!!

Título: Atrás da Porta
Autor: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Páginas: 32
Sinopse: “A passagem secreta de uma velha casa vai causar muito mais surpresa do que se poderia imaginar. Aquela não era uma porta qualquer, era uma abertura para um mundo repleto de viagens inesquecíveis!
O que tem atrás da porta secreta?O que leva Carlinhos e seus amigos à atravessarem a passagem misteriosa todas as noites?Como é que se pode viajar sem sair de casa?Ruth Rocha nos convida a acompanhar uma turma de crianças na descoberta do mundo maravilhoso em que ela é mestra, e chama outros escritores para fazerem uma grande festa que celebra o gosto e a paixão pela leitura.”
 

2 comentários:

  1. Olá lindona,
    Esse livro eu não conhecia, amei sua resenha. É uma ótima oportunidade para inserir as crianças no ambiente literário.
    Beijocas.

    PS: Te indiquei para uma TAG, espero que goste.
    http://www.meumundosecreto.com.br/2016/08/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Adorei a história. Ainda tenho filho pequeno e seu da importância da leitura desde cedo. Eu tbm não conhecia esse livro. Mais já amei!!!
    Um abraço!!!
    Paz e Luz!!!

    Anna Lírios em Letras

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita!
Gostou da postagem? Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!

~ Não respondemos comentários em anônimo.
~ Não é permitido o uso palavras ofensivas.
~ Não compartilhamos livros, não pratique pirataria e valorize o trabalho do autor.

Equipe Entre Páginas

© Entre Páginas | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger