Diga NÃO ao preconceito literário!


Olá pessoal tudo bem com vocês? O post é de hoje é um pouquinho diferente do que tenho postado aqui no blog, mas tenho visto algumas coisas nas redes sociais e resolvi comentar com vocês, saber a opinião de cada um.

Sempre fui leitora, mas nem sempre fui blogueira. Comecei a ler com livros nacionais da coleção Vaga-Lume, literatura infanto-juvenil que leio até hoje. Aos poucos fui me abrindo a novos gêneros literários, o último deles o romance, e fui descobrindo os que mais gosto (romance policial) e os que não gosto tanto assim (sick-lit). 

Quando resolvi criar o Entre Páginas, passei a ver a leitura, as resenhas e até os livros de uma maneira mais crítica; visitei vários blogs, fiz um perfil no Skoob (que ainda estou apreendendo a usar) um Instagram literário, fanpage, Twitter... Enfim, encarei esse mundo de uma nova perspectiva, e tive muito mais contato com essa nova geração leitora, e confesso que nem tudo o que vi me agradou.


Ao mesmo tempo que temos um público leitor cada vez maior, com mais interesse, e até mesmo mais divulgação e valorização da leitura, temos também, mais pessoas dispostas a julgar, apontar e recriminar o estilo de leitura de cada um, e eu, particularmente, acho isso um absurdo!

A intolerância a tudo e a todos está cada vez maior nas redes sociais, e infelizmente alcançou o mundo literário. Vejo leitores julgando uns aos outros, porque “ele só lê livro modinha”, ou então “Fulano não lê livro nacional, não valoriza a própria cultura”, “Só leu tal livro porque vai virar filme...”. Gente, pra que isso?

Hoje em dia, com tantos “obstáculos” para se criar o hábito da leitura, devíamos nos preocupar menos com o que o outro lê, e sim ficarmos felizes porque ELE ESTÁ LENDO! Não importa se o livro está na moda, se é literatura estrangeira ou nacional, se é clássico ou não. Cada um tem um gosto, e um gênero com o qual se identifica mais, e é isso o que importa! Eu entendo que alguns não gostem de clássicos, não é meu gênero preferido também, e para quem está iniciando o hábito de ler, é um gênero com uma linguagem mais complicada, que muitas vezes pode desmotivar o leitor, e não vou julgar alguém que não leia esse gênero. Da mesma forma quem lê livros eróticos, romances, dramas... É a leitura que importa. O prazer que ela trás para o leitor.

Então pessoal, vamos ser mais tolerantes, mais abertos, mais amigos! Vamos ser menos negativos, e estar abertos a novas experiências. Vamos julgar menos o que o outro lê, e ficarmos felizes simplesmente porque ele lê. 

Leitores unidos jamais serão vencidos! O importante é ler e ser feliz!

© Entre Páginas | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger