[RESENHA]: Escola dos Mortos - Karine Vidal (Escola dos Mortos #01)

Título:  Escola dos Mortos #1
Autor:  Karine Vidal
Editoria: Livro Novo
Páginas: 749
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Escola dos Mortos 

Sinopse: Lara Valente irá morrer. Mas sua história não termina por aqui. Pelo contrário: é aí que ela começa. A jovem carioca será enviada para um misterioso internato na Inglaterra. Mas o lugar esconde um segredo. Lara se deparará com vozes de gente morta em gravadores, assassinatos misteriosos no colégio, meninas mortas que ainda moram nos quartos, e um despertar assustador num caixão.  Tudo isso vai leva-la a descobrir que, por trás da fachada da Escola dos Sotrom, existe uma Escola muito mais perigosa, cheia de segredos, pactos e mortes. Nessa Escola repleta de ocultismo, Lara será assassinada. Mas sua história ainda não terminou. Ela acordará em um mundo paralelo, um universo glamouroso onde vive a nata dos melhores, escolhidos à dedo pela Morte.  A Escola dos Mortos abriga os que foram assassinados e enviados para lá. Uma sociedade escondida em que existem apenas os melhores, coexistindo em segredo com a escola dos vivos. Adolescentes mimadas, carros luxuosos, segredos escandalosos, campeonatos, corridas e caçadas.  Lara irá se apaixonar por um homem perigoso. Luka Ivanovick, com seus olhos negros, hostis e arrogantes – repletos de ocultismo e falta de respostas. Através dele, Lara descobrirá a cruel história por trás de sua morte.  Paixão, mistério e um jogo de sedução escuro e apimentado irão acontecer entre o mundo real e o misterioso mundo noturno da Escola – até Lara descobrir que, dentro dos caixões, os mortos daquele lugar nunca dormem.

Olá, tudo bem com vocês?

Recebi o e-book do livro Escola Dos Mortos como cortesia da autora Karina Vidal. E eu aceitei o desafio de ler esse livro  porque é muito diferente dos gêneros que eu costumo ler. Esse livro foi escrito por uma autora brasileira. Se você se interessar pelo  livro, a auditora está disponibilizando uma promoção na pré-venda. Acessem o Instagram livro_escoladosmortos para mais informações. 


Tudo começa na cidade do Rio De Janeiro. Lara Valente tem uma vida tranquila no bairro da Lapa. Uma prancha, o mar e o sol são tudo que ela precisa. Ela vive com a sua mãe Helena e sua irmã Ana. Helena é uma mãe totalmente desligada da vida. Lara tem 18 anos e vive como se tivesse doze anos. Sua irmã mais nova Ana  é que a mulher da casa. Seu pai Harry tinha abandonado Helena, uma lembrança que todas gostariam de esquecer. A única coisa que elas tinham do pai era uma pensão que Helena recebia para manter as filhas. Helena tem uma grande paixão com cores e habilidades para pintar. Ana é inteligente e gosta de ler, elas vivem em um apartamento e são felizes… até que em um sábado a campainha toca às dez horas da noite. Um homem inglês (incrivelmente estranho) estava procurando a filha mais velha do Vam Pelt. Ele estava no Brasil para comunicar o falecimento de seu avô e trazer um testamento que o mesmo deixou para a suas neta mais velha. No testamento informava que a filha mais velha tem direito à uma herança, porém, a herdeira tem que estudar na escola dos Sotrom na Inglaterra.  Lara não poderia deixar a sua cidade e seu país e suas ondas para ir morar em um lugar frio e totalmente diferente da sua cultura.  Após todas olharem o valor disponibilizado no contrato, Lara não hesitou. Ela assinou o contrato e quando se deu conta, estava em um avião em direção a Escola dos Sotrom.

Um castelo com uma estrutura antiga, tenebroso e obscuro, sem graça e sem vida, foi o que Lara encontrou. Após uma recepção não tão calorosa, no caminho para o seu quarto, Lara viu um jovem lindo passando pelo corredor, mas olha só que estranho… ele passou e não notou a sua presença. Cabeça erguida, olhos fixos no seu destino, como se ela não estivesse ali. Enfim, Lara entrou no seu quarto e na sua cama estavam as regras da Escola Dos Sotrom. No dia seguinte, ela já acordou atrasada para a primeira refeição. Mas quando ela pegou seu uniforme pela primeira vez, logo, já o modificou. Ela não queria se vestir como uma freira. Quando chegou no salão onde todos os alunos já faziam a sua refeição, Lara se surpreendeu. 

Mesmo sendo jovens, todos os alunos eram sem graça, não conversavam uns com os outros. O seu uniforme modificado chamou a atenção, todos estavam olhando para ela. Os seus primeiros dias não foram nada agradáveis, mas, um olhar sobre si, era diferente, o de Alessandra Ivanovick. Professores não foram com a sua cara. Alunos não falavam com ela. Somente a sua colega de quarto Megan que, mesmo assim, só conversou com ela no tempo certo. Lara percebeu que o pessoal mais velho da escola são os mais esquisitos, mesmo assim, Becca, do terceiro ano era a sua guia no castelo. Como Lara estava tendo dificuldade em uma matéria resolveu aceitar a ajuda de Becca, logo, ela marcou o encontro após às nove horas na biblioteca. Lara achou estranho, porque após às nove da noite ninguém tinha permissão para sair dos quartos, mas mesmo assim, ela foi para a biblioteca. Os corredores escuros e tenebrosos eram os motivos para nenhum aluno sair após o horário. Ao chegar na biblioteca, Lara não encontrou Becca, somente alguns livros sobre a mesa e um bilhete informando que Becca não poderia comparecer e pedindo desculpas. Já que ela estava lá resolveu estudar. Ela ligou o seu gravador e leu em voz alta toda a matéria. Quando finalizou seus estudos, ela recolheu os livros e foi para o seu quarto. Com a intenção de decorar a matéria já em seu quarto, Lara ligou o seu gravador, mas logo se apavorou ouviu vozes que não eram dela, mas, pensou que era coisa da sua cabeça e ignorou o fato. 

Mais tarde, ela caiu em outra armadilha, sua colega de quarto falou que a diretora estava à sua espera na sua sala, mas, não tinha ninguém lá. No caminho de volta para o seu quarto, nos corredores escuros do castelo, Alessandra Ivanovick apareceu atrás dela, assustando-a.  Alessandra é linda, como todos em sua família. Após uma pesquisa no livro de ex-alunos da escola, Lara descobriu que alguns membros da família Ivanovick foram mortos neste mesmo castelo que ela está agora. E, descobriu que o lindo garoto que andou vendo no corredor estava morto, sobrando apenas Alessandra Ivanovick. Mesmo assim ela não se abalou. Alessandra mesmo sendo tão assustadora, alertou Lara sobre os acontecimentos do castelo. Falou para ela tinha que parar de chamar tanta atenção (sendo rebelde, inteligente, ou qualquer coisa que a destaque na multidão) e parar de andar pelos corredores à noite sozinha e alertou também  que os alunos mais velhos eram traiçoeiros.  Quando Lara chegou no seu quarto, ela já estava farta dessa escola esquisita, sem vida e começou a arrumar as sua coisas para ir embora. Deu tchau à herança do seu avô. Ela queria o seu país de volta.  Ela resolveu se despedir de Megan, mas ao tirar as cobertas não era ela que estava lá e sim A MORTE.  Sim, a Lara morreu. Isso não é spoiler gente, na própria sinopse tem essa informação. Mas é aí que a história começa.

Acordar em um caixão nunca é a melhor opção. De novo, Lara é uma novata em um mundo paralelo, mas agora as coisas estão MUITO diferentes na escola. O castelo tem um ar totalmente diferente do Sotrom. A diretora da escola recebeu ela de braços abertos. No dia seguinte, Lara resolveu seguir as regras do uniforme da escola e saiu para a primeira refeição. Contudo, foi a pior escolha que ela fez, ao entrar no grande salão, lá estavam os jovens que ela não viu em Sotrom. Meninas com saias curtas, homens com as gravatas frouxas, e uma bola de futebol circulando no ar. Era tudo que ela queria, mas, estava se sentindo patética, pois, ninguém deu atenção à ela. No dia seguinte ela se produziu para ser notada e foi isso que aconteceu. Mayumi é a sua nova colega de quarto e fez questão de chamar Lara para seu grupo “descolado”.  Juro que essa parte adolescente da história me fez ficar um pouco receosa quanto ao livro. Mas eu segurei firme na leitura. rsrsrs.  Então, a sua morte fez Lara sair de uma escola sem graça para uma escola com adolescentes interessantes e sem vida. Algumas pessoas que estão nas fotos de ex-alunos da escola estavam no mesmo lugar que ela agora. Quem disse que após a morte não há vida? Passando os olhos pela multidão Lara viu ele, o garoto dos olhos negros. Após uma pesquisa ela descobriu que o nome dele é Luka Ivanovick, e seus irmãos chamam-se Alicia e Nikolai. Ok! foi aí que tudo começou de novo. Lara ficou encarando o menino. Seu novo grupo alertou Lara sobre como é a  convivência dos  Ivanovick, eles nunca conversaram com os outros adolescentes, somente com a própria família.  São os primeiros a sair, sem olhar para ninguém. E, um dia deu a louca no Luka Ivanovick que ele simplesmente olhou para a Lara Valente.

Vamos falar sobre o Luka. Uma década morto. Ele morreu jovem, mas a sua mente é de um cara de uns 29 anos. Preza por sua família. Forte, lindo, inteligente e muito, muito dominador e eu achei ele sem educação também, arrogante. Não gosta de ouvir não como resposta. É dono dos olhares de todas as meninas da escola. E tem muito segredos. Como diz a Lara (ele tem cheiro de especiarias negras).  Desde então a história fica um pouco parada, Luka é muito imprevisível e Lara uma jovem que tem fogo no seu coração morto. Ao longo do livro acontece tanta coisa, é tanta informação que eu fiquei até zonza. Então, Luka é tão romântico que disse na cara da Lara que a odiava, e com o tempo ela ia odiá-lo também. E, esse tempo chegou. Os segredos de Luka nem a morte pode escondê-los.  


"Luka: - No meu romance, não há possibilidade de haver final feliz. Qualquer escolhaque eu fizer irá me destruir. Estou num beco sem saída. "


A Morte gosta de brincar, e para isso houve o início da Caçada, o ganhador tem direito a um dia de VIDA. E, assim se iniciam os jogos.




Eu gostei muito das amigas mortas da Lara, cada uma de um país diferente, além da escola na Inglaterra, existem outras escolas ao redor do mundo. A Mayumi é a amiga mais próxima da Lara, mas, tem a Catarina que ganhou a minha amizade também, ela é muito desligada da vida e engraçada. Amy era amiga de Mayumi antes da Lara chegar no castelo, mas Amy tem uma paixão por Luka que a vês se afastar do grupo. Todos na escola são de famílias ricas. Lara e Luka são filhos dos fundadores da escola. Como uma distração, a escola realiza competições de futebol, festas e isso deixa a história bem animada.  Sobre o casal Lara e Luka eles tem todos os motivos para se odiarem, sério, muito tenso. Sabe aqueles romances antigos que o cara só pega na mão da menina depois de dois meses? Então, esse é o caso de Lara e Luka. Houve um atraso nesse romance, mesmo assim, quando chegou a hora faltou detalhes. Fiquei triste com isso.  O livro foi escrito na primeira pessoa, então a gente vive muito no mundinho da Lara. E, gente, ela pensa muito, ás vezes eu achei que ela pensava informações desnecessárias… mas ok! Eu não tenho preferência referente à escrita, mas, gostaria de ter entrado um pouco na cabeça do Luka para ele me explicar o porquê das ações dele, sabe? Mas parece que a autora leu os meus pensamentos e no final do livro Luka tem o seu espaço.  Até o meio do livro, eu estava comparando a história com a novela “Rebeldes”, e o filme “Crepúsculo”, depois de uns 80% lido eu estava comparando a história com o filme Jogos Vorazes, The Walking Dead e Jogos Mortais… acreditam? rsrsrs. Mas depois eu comecei a conhecer melhor as intenções da autora e a história me fez vagar para outro lugar totalmente diferente. Eu não sei se perdoaria o Luka, mas o amor sempre é priorizado. Mistério e romance foi uma mistura que deu certo. A Lara é engraçada e chata ao mesmo tempo, rsrsrs. Eu queria tanto falar dos detalhes da história para vocês, acontecem tantas coisas, segredos revelados e aí tudo faz sentido e eu fiquei assim… impressionada. Mas se eu falar vai perder a graça quando vocês forem ler. Eu fui pega de surpresa em algumas informações sobre a escola, e gostei disso. Perdão, sacrifício, romance, MORTE, mistério e segredos , definem o livro. Com certeza eu quero continuação e recomendo A Escola Dos Mortos, porque uma vez na Sotrom…

É isso gente.
Beijos.

7 comentários:

  1. Oi, Lídia.
    Eu achei a sinopse interessantíssima e pelo que contou a história até que desenrola por um caminho legal, mas aí fiquei um pouco em cima do muro... se vamos de comparações com Crepúsculo e Rebelde, até depois chegar numa pegada mais Jogos Vorazes, Jogos Mortais e TWD, a gente teve um salto bem grande, né? rs
    Fiquei bem curiosa para conhecer esse livro...

    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  2. Olá Mah, eu também fiquei encima do muro. Não gosto de história adolescentes mais esse livro valeu a pena ler. Realmente um salto muito grande, rsrsrsrs!!!

    Obrigada pela visita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mah.
    Gostei muito da sua resenha! Eu li o livro faz alguns meses, e lembro que fiquei apaixonada. Gostei muito da narrativa da Karine e seus personagens me cativaram totalmente! Vai ter continuação? Não sabia, pensei que a história estava fechada.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia.
      Também fiquei apaixonada pelo o livro.
      Tem o conto do Luka Ivanovick. Mas a continuação da Escola dos Mortos eu não sei.

      Obrigada pela a visita. :)

      Beijos!

      Excluir
  4. Ainda não conhecia a obra, mas achei bem legal e diferente a premissa, só achei que poderiam ter trabalhado melhor na capa :( desejo sucesso à autora!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, olá!

      Então, a primeira vez que eu visualizei a capa eu achei bem estranho também.
      Depois que eu fui entender que é um homem se destruindo, rsrsrs.

      Obrigada pela a vista.
      XoXo.

      Excluir
  5. Oi, Lidia! Tudo bem? Achei a capa do livro muito legal e a premissa muito interessante. Sua resenha ficou ótima e deu pra instigar o leitor e fazê-lo ficar com vontade de ler a obra! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita!

Gostou da postagem? Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
É blogueiro? Deixe o link do seu blog para que possamos visitar :)


Equipe Entre Páginas

© Entre Páginas | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger