[PROJETO LITERÁRIO]: História Com a Valentina

em 06/03/2019




O que é a vida sem um projeto literário, não é mesmo?!
Esse ano resolvi unir duas paixões, a leitura e a curiosidade por história em geral, para criar o Projeto Literário que me acompanhará durante o ano de 2019, o História com a Valentina (#HistóriaComAValentina). E porque esse nome? Pois bem, é em homenagem a editora que viabilizou a realização do meu projeto, facilitando muito a minha vida!

A Editora Valentina publica a coleção “História Para Quem Tem Pressa”, que é composta por livros de 200 páginas, abordando os pontos principais de determinados assuntos, a fim de passar o conhecimento de forma simples e direta, com ilustrações e conteúdo maravilhosos! Bacana né?


Até o momento a editora já lançou 7 livros, e confesso que fico até indecisa pois todos eles me interessam muito! Vou deixar aqui as capas e sinopses de cada um, para que vocês possa conhece-los também!

Então, durante o ano de 2019 farei a leitura dos livros, e ao fim da leitura trarei o post com as minhas considerações, comparações, e tudo o que eu aprendi até então! E lá no IG e no Skoob farei os diários de leitura em tempo real, então podem acompanhar por lá viu?


A HISTÓRIA DO BRASIL PARA QUEM TEM PRESSA

A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:


• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?

• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?

• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?

• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?

• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?


Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa hora.




A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA QUEM TEM PRESSA

A História da Ciência para Quem Tem Pressa é um guia essencial para o leitor que deseja conhecer os resultados de milhares de anos de atividades e esforços na área da ciência. É uma obra que resume, em ordem cronológica, as principais descobertas dos mais fecundos pensadores, entre os quais podemos citar Aristóteles, Arquimedes, Lavoisier, Fibonacci, Darwin, Da Vinci, Curie, Turing, Edison, Euclides, Newton, Einstein, Pasteur, Kepler, Copérnico e Hipócrates. O livro destaca também, em sintéticas biografias, a vida e os trabalhos dos cientistas que mais influenciaram nosso planeta. Nele, o leitor saberá, entre muitas outras coisas superinteressantes, que Ptolomeu teve que corrigir certo aspecto de suas convicções para se harmonizar com suas teorias; que Freud usava cocaína em suas sessões de atendimento psicoterápico para “expandir” a própria mente; e que Tim Berners-Lee, o inventor da WWW, foi proibido de usar os computadores da sua universidade depois que descobriram que ele estava hackeando o sistema.

Também com o objetivo de demonstrar que a curiosidade humana não tem limites, esta obra apresenta os experimentos que ousaram contestar “verdades” consagradas e cujas teorias mudaram a nossa forma de ver o mundo. Para sempre.


A HISTÓRIA DO CINEMA PARA QUEM TEM PRESSA

A palavra pressa é o particípio passado, em latim, do verbo premere (apertar). Assim, pode-se dizer que A História do Cinema para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está?

Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Sabadin traça um panorama do cinema – linguagem que há mais de um século revoluciona nossa maneira de ver a vida –, desde a época em que seus inventores nem sabiam direito o que fazer com ele, até os dias de hoje, quando movimenta bilhões de dólares pelos cinco continentes.

A obra passeia com desenvoltura pelos principais “ismos” cinematográficos do mundo – Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo, Realismo, Neorrealismo etc. –, ao mesmo tempo que conta como nasceu Hollywood, o que aconteceu quando os filmes começaram a falar, por que os alemães inventaram o filme de terror, por que os detetives do cinema usam capa e chapéu, como as duas Guerras Mundiais mudaram os filmes, por que o cinema francês é tão papo-cabeça, como a chegada da televisão mudou tudo, o que afinal é um blockbuster, onde entra o Brasil nessa história toda, e muitos outros temas e curiosidades sobre a chamada Sétima Arte.

Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telona e pelo escurinho. Para isso, seria necessário outro livro. Aí sim, sem pressa.


A HISTÓRIA DA MITOLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA

Profundamente pesquisado, conciso e didático, A HISTÓRIA DA MITOLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA é uma jornada iluminadora pelo mundo fascinante da mitologia.


De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo de divindades, heróis, monstros e mitos. Essas personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes. A escala e a dramaticidade desses relatos épicos, aos quais não faltam elencos de criaturas fantásticas e grandes famílias separadas pelo amor e a guerra, dão de dez em qualquer novela moderna.

Nesta introdução magistral à mitologia, Mark Daniels explora as antigas histórias dos aborígenes australianos, sumérios, egípcios, chineses, índios norte-americanos, maias, incas, astecas, gregos, romanos e nórdicos, entre outros. Desemaranhando a complexa teia de deuses e deusas, divindades menores e monstros, Daniels revela as criaturas e as narrativas do passado que tanta influência exerceram sobre as culturas do presente.

Descubra por que Odin, o Pai dos Deuses na mitologia nórdica, estava tão interessado em perder o olho, a importância do mito de Osíris no Antigo Egito, mitos gregos, astecas, chineses, nórdicos, egípcios, romanos, e muito mais. Tudo que você precisa saber sobre mitologia, explicado e introduzido de forma clara, resumida e ilustrada.



A HISTÓRIA DO MUNDO PARA QUEM TEM PRESSA

Um desafio e tanto resumir mais de 5 mil anos de história em apenas 200 páginas,  mas é exatamente isso o que este audacioso livro conseguiu.

A História do Mundo para Quem Tem Pressa é na verdade um guia sintético, mas abrangente, para tudo o que precisamos saber sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU. Quer esteja interessado no império de Alexandre, o Grande, ou no florescimento da república cartaginesa e sua destruição por Roma; na ascensão dos califados árabes ou na dinastia Tang, da China; na Guerra Civil Norte-Americana ou na emancipação das mulheres, você encontrará os fatos essenciais neste livro igualmente essencial.

Conciso, agradável de ler e elegantemente simples, mas abalizado, A História do Mundo para Quem Tem Pressa permite que o leitor compreenda a interconexão do tempo e dos acontecimentos. Finalmente, uma síntese da história que não deixa pedra sobre pedra e nos ensina como o mundo moderno se tornou o que é.


A HISTÓRIA DO SÉCULO 20 PARA QUEM TEM PRESSA

A História do Século 20 para Quem Tem Pressa é um guia acessível para 100 anos de história moderna. Enormes avanços na ciência e na tecnologia — estimulados por exigências do comércio internacional e conflitos armados sem precedentes — resultaram no surgimento de aviões, automóveis e antibióticos que salvam vidas. Desde a queda do Império Britânico até a era nuclear, desde os avanços pioneiros nos direitos civis até a internet, o ritmo e o alcance do progresso e das mudanças foram extraordinários.

Nicola Chalton e Meredith MacArdle relatam os impressionantes eventos de um século diferente de todos, identificando as figuras-chave e os momentos decisivos desse notável período da história.


Em ordem cronológica, informações básicas sobre duas guerras mundiais, a criação das vacinas, a conquista da Lua, o fenômeno da globalização, a revolução digital, o perigo do aquecimento global... e muito mais em linguagem de fácil entendimento e com mapas ilustrativos para o leitor que deseja conhecer melhor o mundo em que vivemos.



A HISTÓRIA DO UNIVERSO PARA QUEM TEM PRESSA

Os grandes mistérios e maravilhas do céu noturno sempre nos fascinaram, intrigaram e divertiram, desde os primeiros passos na Terra. Hoje, continuamos nos esforçando para entender o nosso lugar no cosmos.

O século 20 foi palco de importantes e assombrosas descobertas sobre o nosso próprio planeta, o sistema solar, as estrelas e as galáxias. Contudo, ainda buscamos respostas para inúmeras questões – O que é matéria escura? Estamos sozinhos no universo? É possível viajar no tempo? –, e essa busca nos proporciona uma valiosa compreensão da vastidão e das infinitas possibilidades do espaço universal que ainda estamos por descobrir.

O universo, considerando-se a sua imensidão, pode ser assustador, mas neste livro de fácil compreensão embarcamos numa viagem incrível através de todas as descobertas astronômicas fundamentais, desde as resultantes de crenças de civilizações antigas até as oriundas de pioneiras e recentes observações das ondas gravitacionais, previstas por Einstein mais de 100 anos atrás. Nunca houve ocasião melhor para começar a entender os mistérios do universo, e este guia essencial do cosmos é o melhor ponto de partida!


Espero me divertir e aprender muito com esse projeto, e em breve comentar muito por aqui!

Até mais!

Leia Mais

[RESENHA]: Krystallo - Jornadas para Além das Fronteiras - Raphael Fraemam

em 04/03/2019




Título: Krystallo - Jornadas para Além das Fronteiras
Autor: Raphael Fraemam
Páginas: 390
Ano de Publicação: 2018
Compre Aqui:  Amazon
Skoob: AQUI

Sinopse: “As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar. As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.”


Oi gente!

Sabe quando a gente gosta tanto de um livro, que fica até sem saber como explicar? Essa foi a minha relação com Krystallo, eu gostei tanto que simplesmente não consegui resenhar! É difícil ressaltar todos os pontos fortes dessa história (e são muitos!), explicar a mensagem incrível que ele passa, e transmitir minha admiração pelo talento do autor em construir essa fantasia tão brilhante e realista e tudo isso sem dar spoilers, mas eu vou tentar hahaha

Emperon é um continente onde suas duas maiores potências, Econ e Opus, se uniram para derrotar um governo ditatorial em Crátia, mas agora travam uma guerra entre si há séculos  a fim de controlar os cristais de energia que cada potência possui, chamados Krystallos. Para “evitar ferir inocentes”, foi determinada uma zona de guerra onde os conflitos acontecem, e em cada país os cidadãos seguem com as suas vidas, aprendendo desde cedo a odiar os inimigos, acreditam nas histórias que seus próprios governos contam, vivendo uma censura onde o governo dita as informações que chegam até eles. ⠀⠀

No decorrer da história acompanhamos a jornada de dois jovens, Tomé Stalmer, um jovem de Econ que começa a suspeitar de algumas mentiras sobre seu governo, e Gray Frost, uma jovem de Opus sequestrada no dia de seu aniversário, que acaba se envolvendo em muitas conspirações e aventuras, e descobrindo muito mais sobre a história do seu país, enquanto tenta voltar para casa.

 “As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História. ”

Desde o início da leitura já me vi surpreendida por essa história, minha empolgação foi nas alturas, e não conseguia largar o livro. É notável o trabalho de pesquisa do autor, e o quanto ele conseguiu descrever formas de governo que conhecemos muito bem. Essas ideologias foram transmitidas de formas muito claras e quando líamos sobre alguma atitude do governo, pensamos "Opa, eu conheço isso aqui!". Também é ótimo perceber como o governo é capaz sim de fazer uma lavagem cerebral nos cidadãos, e como as vezes podemos não perceber uma coisa óbvia para quem é de fora, por estamos ali, dentro da bolha. Essa parte pra mim foi o melhor do livro, explorar formas de governo reais, em uma fantasia tão completa e viciante. 

A mensagem política desse livro é incrível, e absurdamente atual. Fala de como os governos estão dispostos a mentir para seus cidadãos a fim de atingir seus objetivos, de como nem sempre as coisas são como parecem ser e de como devemos estar preparados para lutar por nossos ideais.

Nossos personagens principais, Grey e Tomé, também são super cativantes e interessantes. No inicio achei que os dois seriam um par romântico, que se encontrariam e por aí vai, mas para a minha surpresa o autor optou por trabalhar a jornada de cada um separadamente, e isso foi brilhante porque nos dá a noção do que está acontecendo em vários pontos da história ao mesmo tempo! Os capítulos são narrados intercalando cada personagem e temos vários narradores muito importantes! 

Entre os protagonistas, gostei mais da Grey por ser mais ativa, mais madura. O Tomé me pareceu muito menino sabem? Chora, quer ir pra casa, mas a jornada dele também é cheia de aventuras e ouso dizer que ele passou por coisas piores que a Gray, esse menino sofreu viu?! Outro personagem brilhante foi o Ricardo, irmão do Tomé. No início o posicionamento político dele me incomodou um pouco, mas com o tempo ele foi mudando, amadurecendo, e no acabou sendo um dos personagens cruciais para a conclusão do livro.



E por falar em conclusão, quanta emoção nos capítulos finais! Ver várias frentes ao mesmo tempo, correndo contra o tempo para impedir algo ruim de acontecer, foi muito emociante! Fiquei extremamente satisfeita com o final do livro e a forma como as coisas aconteceram!

A jornada dos dois jovens é incrível, cheia de ação, aventura, descobertas, e por mais que se passem em muitos cenários e tenha muitos personagens, o autor soube ligar todos os pontos, explicar cada situação, de forma que não ficamos perdidos na história, e acompanhamos freneticamente a busca dos dois jovens pela verdade.

Krystallo é uma leitura indicada a todos os leitores, tem uma escrita fácil, capítulos curtos e é narrada do ponto de vista dos dois protagonistas o que nos dá uma visão geral do que está acontecendo na história! O livro faz parte de uma trilogia, mas podem ler o primeiro volume sem medo pois ele tem um desfecho digno e que nos deixa satisfeitos até o lançamento do próximo livro!

Espero que tenham gostado da resenha, e que leiam Krystallo, tenho certeza de que não irão se arrepender!

Beijos e até a próxima!

Leia Mais
© Entre Páginas | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo